Inserção de produtos derivados da bioeconomia no mercado local é debatida durante a 131ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

Na reunião também foram discutidas pautas relacionadas a futuros eventos pautados na bioeconomia e bioindústria

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) discutiu, nesta quarta-feira (24/07), durante a 131ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria, a inserção dos produtos locais derivados da bioeconomia no mercado local, além de futuros eventos pautados no assunto, como a ExpoAmazônia Bio&Tic e ExpoSuper Amazônia, previstas para ocorrer ainda este ano, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), situada na avenida Leonardo Malcher, bairro Centro, zona sul de Manaus.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou a importância da reunião para o alinhamento das pautas relacionadas a bioeconomia, sobretudo aquelas que estão relatas a construção do Plano Estadual de Bioeconomia.

O Governo do Estado trabalha fortemente, através da Sedecti, no Plano Estadual de Bioeconomia. Essa reunião tem o propósito de nortear nossas ações, a partir de um mapeamento daquilo que está acontecendo. Essa é a relevância do encontro: dar um direcionamento para nós e mostrar à sociedade o que estamos fazendo”, enfatizou.

O segundo secretário da Rede de Meliponicultura do Estado do Amazonas, Diego Ken Osoegawa, expressou sua visão quanto a importância da reunião como um espaço de discussão entre várias instituições e salientou o papel da bioindústria como uma importante ferramenta de construção de políticas voltadas para atender os produtores locais.

A meliponicultura é uma cadeia de valor expressiva que tem gerado valor econômico num mercado muito relacional dos produtores e que precisa se destravar algumas coisas para que consigamos alcançar novos mercados consumidores a partir da estruturação da bioindústria, então esse é um espaço importante para a cadeia de valor da meliponicultura e para a gente também conseguir avançar nessa discussão regulatória, diminuir algumas exigências que não são cabíveis quando a gente pensa nos produtos das abelhas”, enfatizou.

Estiveram presentes na reunião também a secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso; o presidente da Associação Amazonense de Supermercados (Amase), Alexandre Zuqui; membros do Departamento de Bioeconomia (DBA) da Sedecti, e representantes de entidades públicas e privadas.

Fotos: Calebe Nascimento/Sedecti