Empresa no Amazonas apresenta compromisso com sustentabilidade à Sedecti

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, acompanhado da secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim, reuniu-se, nesta segunda-feira (10/02), com o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregório, para conhecer as iniciativas sustentáveis do porto, que é o único da região Norte a aderir ao Pacto pela Sustentabilidade, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

A adesão refere-se ao compromisso do Super Terminais com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Entre as ações apresentadas, destacam-se a aquisição dos primeiros guindastes elétricos do mundo, reduzindo emissões de gases poluentes e promovendo eficiência energética, além do gerenciamento de resíduos e monitoramento contínuo da qualidade da água do rio.

De acordo com o diretor do Super Terminais, Marcello di Gregorio, outras ações do porto incluem também o apoio à comunidade do entorno do terminal com um programa chamado Porto e Comunidade, uma agenda de ações sociais e de educação ambiental para os comunitários, além disso, a empresa é mantenedora do Educandário Gustavo Capanema, instituição vizinha à empresa, que cuida de crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Sabemos que precisamos agir agora para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que já nos afetam diretamente. No ano passado, por exemplo, a região amazônica enfrentou a pior seca da história e foi apenas por meio da atuação conjunta entre setor público e privado que conseguimos montar uma operação portuária de grande complexidade para manter a economia estável”, afirma Marcello di Gregorio, diretor do Super Terminais.

Píer provisório

 A empresa também contribuiu com a Operação Itacoatiara, em 2024, com a instalação do píer provisório que viabilizou o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus e amenizou os impactos econômicos da seca histórica que assolou a região. Com a Operação, o Super Terminais bateu o recorde de movimentação de cargas de sua história, com cerca de 140 mil contêineres no acumulado de 2024.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti