Conselho Estadual de CT&I do Amazonas empossa novos membros durante a 5ª Reunião Extraordinária
Novos conselheiros discutiram estratégias para fortalecer o setor após 13 anos de inatividade
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti) empossou, nesta terça-feira (05/11), durante sua 5ª reunião extraordinária, 13 novos conselheiros que irão representar importantes entidades para fortalecer as discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A cerimônia, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus, foi presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.
De acordo com o secretário Serafim Corrêa, a reunião marcou a retomada das atividades do Conecti, após 13 anos parado, com o objetivo de fortalecer a política pública estadual de CT&I.
“Hoje reativamos o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Empossamos novos conselheiros que representam a sociedade e têm a missão superior de dirigir a ciência, tecnologia e inovação. Portanto, é um momento de recomeço, é um momento de retomada”, destacou Serafim.
Durante o evento, foram deliberadas pautas estratégicas para o avanço do setor. Entre elas, a votação da ata da quarta reunião, a apresentação das ações do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Regimento Interno, com exposição do documento final, a votação da minuta do regimento e o plano de trabalho do workshop previsto para dezembro. Também foi realizada a apresentação das iniciativas do GT de Atualização do Marco Legal de Inovação.
O titular da Sedecti reforçou a importância do compromisso do Governo do Amazonas com o fomento à ciência, tecnologia e inovação. “O governador Wilson Lima entende que ciência e inovação são investimentos. Tanto assim que a Fapeam está entre as fundações de apoio à pesquisa que mais investem proporcionalmente no país”, afirmou o secretário.
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, ressaltou o papel da fundação na implementação das políticas estaduais de CT&I. “A Fapeam tem um papel superimportante, operacionalizando essa política por meio de investimentos oriundos do tesouro estadual. A participação da fundação no conselho é fundamental para fortalecer essa política pública de CT&I”, revela.
Entre as instituições representadas pelos conselheiros empossados estão a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Polo Digital de Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Texto: Rebeca Mota/Sedecti
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti