Governo do Amazonas lança novos editais com investimentos de R$ 12,9 milhões em CT&I e protocolo de intenções sobre mudanças climáticas

Editais preveem apoio para 145 projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na capital e no interior do estado

O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (23/07), mais de R$ 12,9 milhões em investimentos para novos editais na área científica, fortalecendo a área de CT&I pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Um protocolo de intenções também foi assinado para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico em razão da estiagem.

“Se vocês observarem, a cada semestre que a gente lança um novo edital, a gente vem fazendo mudanças, incorporando novos projetos e seguindo a tendência mundial e a tendência daqueles assuntos, daquelas necessidades que são voltadas para a nossa região, para a nossa realidade”, afirmou o governador Wilson Lima.

A solenidade celebrou o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, comemorados no dia 8 de julho. A cerimônia aconteceu na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa, zona oeste da capital.

Na ocasião, o governador Wilson Lima fez o lançamento de 11 editais, sendo oito editais inéditos e três reedições para o segundo semestre de 2024. Os editais estão disponíveis no site www.fapeam.am.gov.br com apoio para 145 projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na capital e no interior do estado.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, exaltou os investimentos realizados pelo governador Wilson Lima. “Nós temos investimentos permanentes e eles vêm crescendo ao longo dos anos. Desses editais, oito são inéditos. Há um trabalho de diálogo com as instituições, com os pesquisadores, com os mestrandos, com os doutorandos, com as comunidades, porque eles precisam de alguma forma dar respostas ou contribuir para as respostas que precisamos”, destacou Perales.

A vice-presidente de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Michele Kadri, avaliou a importância dos investimentos do Governo do Estado para projetos na área de CT&I.

“Eu acho importante destacar que a ciência é propulsora de desenvolvimento de qualquer região, em especial a nossa, que já vive tantas assimetrias com relação ao resto do País. Os resultados não são vistos em dois, três anos, na verdade é um processo de formação de recursos humanos, de desenvolvimento de tecnologias”, afirmou a pesquisadora.

Editais

Os editais anunciados pelo governador Wilson Lima seguem linhas de pesquisa como apoio a projetos na área de tecnologia, inovação, empreendedorismo de base tecnológica, bioeconomia e popularização da ciência.

Entre os inéditos, a Fapeam lança os programas de Apoio a Pesquisas e Ações Estratégicas em Bioeconomia (BIO CT&I); e o Inova Social: Soluções Inovadoras e Sustentáveis em áreas prioritárias (Proin Social). As iniciativas buscam fomentar projetos que promovam soluções inovadoras e sustentáveis para áreas prioritárias no Amazonas.

Também foram lançados os editais dos programas de Apoio à Participação em Exposição Inovadoras Técnico-Científicas e Artísticas (Ciência+Art); Apoio ao Influenciador Científico em CT&I (POP Ciência); Apoio e Inovação a Tecnologias Emergentes (Inovatec+); e Apoio à Disseminação do Conhecimento Científico Tecnológico e Inovador no Âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Divulga CT&I).

Na linha de formação de recursos humanos, foram lançados também, os inéditos programas de Apoio à Criação de Jogos Eletrônicos (Programes) e Apoio à Pesquisa Agroprodutiva: Inovação e Sustentabilidade (PAP-Agro).

Protocolo

Na solenidade, o governador Wilson Lima realizou a assinatura de um protocolo de intenções para assessoramento no Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O acordo prevê a participação de cientistas de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas que atuam na área de fenômenos climáticos.

O protocolo envolve a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Novidades

A cerimônia marcou o lançamento da revista comemorativa dos 20 anos do Programa Ciência na Escola (PCE). Com os investimentos da atual gestão, desde 2019 o programa viabilizou mais de 19 mil bolsas para professores e estudantes.

A iniciativa pioneira busca aproximar a ciência da educação básica, estimulando estudantes e professores a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas.

A Fapeam lançou, ainda, o Programa Dados Abertos 3 para divulgação de informações sobre os investimentos, programas de fomento e pesquisas apoiadas pela fundação. A medida promove o acesso à informação e fortalece o Movimento Global da Ciência Aberta.

Outra novidade foi a divulgação do quarto volume do Portfólio de Investimento e Resultados de Pesquisas. O documento reúne 50 pesquisas concluídas em diversas áreas de conhecimento desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Investimentos

Desde 2019 o Governo do Estado investiu mais de R$ 660 milhões em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com meta para atingir R$ 1 bilhão até 2026. Foram realizados mais de 130 editais, chamadas públicas e resoluções, apoiando mais de 19 mil projetos e 20 mil pesquisadores. No interior do estado, mais de 1.800 projetos foram desenvolvidos até 2024.

Por meio dos programas Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) e de Apoio à Iniciação Científica (Paic), mais de 5 mil bolsas foram concedidas para estudantes de mestrado e doutorado e 7 mil para estudantes de graduação, respectivamente. Ao todo, 88 cursos recebem fomento do Governo do Estado, posicionando o Amazonas em 1º lugar em recursos humanos altamente qualificados com verbas do tesouro estadual por quatro anos consecutivos.

FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom