Em visita à fábrica de eletrodomésticos, Governo do Amazonas reforça compromisso com o ambiente de negócios no PIM

A Sedecti conheceu de perto as tecnologias e certificações da Electrolux

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), reafirmou seu compromisso em fortalecer o ambiente de negócios no Polo Industrial de Manaus (PIM) durante uma visita técnica à fábrica da Electrolux, realizada nesta terça-feira (11/06). Sob a liderança do titular da pasta, Serafim Corrêa, a comitiva governamental teve a oportunidade de explorar de perto as tecnologias e certificações da fábrica.

Durante a visita, foram discutidas diversas estratégias para impulsionar o setor industrial, bem como medidas do Governo do Amazonas, em conjunto com o governo federal, para enfrentar os desafios, incluindo uma possível estiagem.

O secretário Serafim Corrêa enfatizou a importância do diálogo contínuo entre o governo e o setor privado para o sucesso do ambiente de negócios no PIM. “O Governo do Amazonas está comprometido em trabalhar em estreita colaboração com as empresas do PIM para criar um ambiente de negócios favorável ao investimento e ao crescimento econômico”, afirmou.

A Electrolux, empresa multinacional de eletrodomésticos de origem sueca, que atua no Brasil desde 1926, concentra suas operações em quatro fábricas distribuídas pelo país: em Manaus, São Carlos (SP) e duas em Curitiba. Com aproximadamente 7 mil profissionais empregados em suas unidades brasileiras, a fábrica de Manaus, com mais de 25 anos de história e mais de 700 colaboradores diretos, destaca-se por ser a única do grupo dedicada à fabricação de aparelhos de ar-condicionado e fornos micro-ondas.

Durante a visita, foram apresentadas iniciativas da fábrica para promover a sustentabilidade ambiental e social do setor industrial, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelo governo estadual. Entre essas iniciativas, destaca-se a Certificação Zero Aterro, alcançada em todas as operações na América Latina no ano passado, com mais de 99% dos resíduos destinados ao reaproveitamento ou reciclagem, além de ações socioeducacionais implementadas pela empresa junto aos seus colaboradores e à comunidade.

O diretor de Manufatura da Electrolux, Hamzah Nasser, que recebeu a comitiva da Sedecti, agradeceu a visita e o apoio do Estado ao setor industrial em Manaus. “É uma satisfação e uma honra receber o secretário Serafim Corrêa aqui, onde conseguimos apresentar brevemente nossa operação e discutir temas bastante relevantes dentro do contexto da Zona Franca de Manaus”, destacou.

Também participaram da visita o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, e a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim.

FOTOS: Bruno Leão/ Sedecti